CLÍNICA DE MEDICINA NATURAL
Especialidades - Medicina Tradicional Chinesa
 

A medicina tradicional chinesa é muito mais do que uma prática médica.
Consideramos aqui a palavra médica dentro do conceito ocidental que significa "arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar as doenças (segundo o dicionário Aurélio)". Também dizendo que a medicina tradicional chinesa é um conjunto de recursos terapêuticos, não a define bem. Na verdade o seu conceito é muito mais amplo. Quando entramos em contacto com ela, mostra-se como um caminho para o tratamento, mas logo em seguida percebemos que para se tratar a doença, precisamos desenvolver o nosso auto-conhecimento e finalmente que é um caminho de transformação e uma opção de vida.

Na realidade, quando estudamos profundamente a medicina tradicional chinesa percebemos que suas raízes encontram-se fundamentadas no "Livro das Mutações" (I Ching). Este influenciou a ciência, a filosofia, a arte e toda a sabedoria do povo chinês. O I Ching é uma ciência numerológica, onde se classifica todos os eventos nos 64 hexagramas. Também é muito utilizado como um oráculo de sabedoria. Influenciou o confucionismo, o taoísmo e do budismo na China.

Como podemos observar, a medicina tradicional chinesa está baseada em princípios filosóficos, na observação dos fenómenos da natureza e na sua influencia energética, no ser humano, nas suas relações internas e externas, na astrologia chinesa, na compreensão do princípio único (Tao) e na sua dualidade energética (Yin e Yang).

O objectivo das práticas terapêuticas baseadas na medicina tradicional chinesa , é compreender os factores que propiciaram ao indivíduo o seu desequilíbrio energético e tentar estabelecer a fluidez energética obtendo o equilíbrio. Para isso, o seu diagnóstico (mais correcto avaliação energética) procura estabelecer relações do seu comportamento, alimentação, analisa odores, transpiração, pulso, língua, condições da natureza a que esteve exposto, entre outras coisas, para determinar qual é o princípio de tratamento a ser realizado. Este tratamento energético pode ser obtido através de diversas práticas terapêuticas orientais:



Acupunctura: técnica de inserir agulhas finíssimas em pontos específicos dos meridianos com o objectivo de restabelecer o fluxo natural de energia (doravante denominada tchi). A acupunctura pode ser dividida em sistémica (aquela que utiliza agulhas no corpo inteiro), auriculoacupuntura (utiliza o pavilhão auricular com agulhas, sementes, esferas e magnetos), Koryo Sooji Chim (insere agulhas nas mãos), Colorpuntura (utiliza das cores) entre outras técnicas.


Moxabustão: técnica que consiste em aquecer ou queimar os pontos, restabelecer o fluxo de tchi. Também é muito utilizada para expulsar o frio dos canais.


Ventosa: técnica que se utiliza copos que produzem o vácuo sobre uma determinada região (pressão negativa), promovendo assim que o sangue se superficialize, com isto desfaz a estagnação de sangue. Muitas vezes também utilizado para promover a sangria da região.


Massagem: através de toques, pressões e deslizamentos tem como objectivo activar o fluxo energético. Há diversos tipos de massagem (shiatsu, tui-ná, an-ma, seitai, jão tche, entre outras).


Fitoterapia: através da utilização de plantas, propicia a activação, eliminação e o fortalecimento do tchi.


Tchi Kun: técnica que se utiliza de exercícios, posturas e meditações baseados na respiração tem como objectivo, desenvolver a consciência e o aprimoramento do tchi.


Feng Shui: estudo das moradias, tem como objectivo desde escolher o local onde devemos morar, até à definição o tipo de construção.


I Ching: técnica cabalística que tende através da sabedoria dos hexagramas e sua interpretação, mostrar as opções do caminho a seguir.


Astrologia Chinesa: através das influências das energias no momento (hora), dia, mês e ano do seu nascimento. Tenta ajudar na compreensão da sua personalidade e tendências.


Um erro comum no ocidente, é acreditar que as práticas terapêuticas orientais são uma forma de tratamento das doenças. Estas práticas são uma ciência com conceitos próprios diferentes e independentes dos conceitos da medicina ocidental.

Custo


Horário
Confirmar com a nossa recepção pelos telefones 219387146 ou 969833914.


Indique-nos os seus dados para a marcação da sua consulta. Será contactado para a confirmação do seu horário pretendido.
Nome:  
Morada:  
Dia pretendido  
para a consulta:  
Telefone:  
E-mail:  


Inicio
Empresa
Contactos  
A Medicina Natural
> Abordagem
> Conselhos Naturais
> Informacoes Uteis
> Plantas
> Seja Natural na Doenca
> Equipamentos Utilizados


É utilizador do Facebook?
Partilhe com os seu amigos!


Partilhar

Visite a nossa página no facebook



 
SemQuímicos © 2006, Todos os direitos reservados Realização: Megasites
O Grupo:
  Medicina Natural Loja Online Equipamentos Automção
Ulysse Nardin Replica Watches Chopard Replica Roger Dubuis Replica Sinn Replica Tudor Replica Replica Watches www.apreplicas.me Blancpain Replica Watches Franck Muller Replica Roger Dubuis Swiss Replica Richard Mille Replica Rolex Replica Watches Best Replica Watches
 
|
|
|