CLÍNICA DE MEDICINA NATURAL
Especialidades - Medicina Tradicional Chinesa
 

A medicina tradicional chinesa é muito mais do que uma prática médica.
Consideramos aqui a palavra médica dentro do conceito ocidental que significa "arte ou ciência de evitar, curar ou atenuar as doenças (segundo o dicionário Aurélio)". Também dizendo que a medicina tradicional chinesa é um conjunto de recursos terapêuticos, não a define bem. Na verdade o seu conceito é muito mais amplo. Quando entramos em contacto com ela, mostra-se como um caminho para o tratamento, mas logo em seguida percebemos que para se tratar a doença, precisamos desenvolver o nosso auto-conhecimento e finalmente que é um caminho de transformação e uma opção de vida.

Na realidade, quando estudamos profundamente a medicina tradicional chinesa percebemos que suas raízes encontram-se fundamentadas no "Livro das Mutações" (I Ching). Este influenciou a ciência, a filosofia, a arte e toda a sabedoria do povo chinês. O I Ching é uma ciência numerológica, onde se classifica todos os eventos nos 64 hexagramas. Também é muito utilizado como um oráculo de sabedoria. Influenciou o confucionismo, o taoísmo e do budismo na China.

Como podemos observar, a medicina tradicional chinesa está baseada em princípios filosóficos, na observação dos fenómenos da natureza e na sua influencia energética, no ser humano, nas suas relações internas e externas, na astrologia chinesa, na compreensão do princípio único (Tao) e na sua dualidade energética (Yin e Yang).

O objectivo das práticas terapêuticas baseadas na medicina tradicional chinesa , é compreender os factores que propiciaram ao indivíduo o seu desequilíbrio energético e tentar estabelecer a fluidez energética obtendo o equilíbrio. Para isso, o seu diagnóstico (mais correcto avaliação energética) procura estabelecer relações do seu comportamento, alimentação, analisa odores, transpiração, pulso, língua, condições da natureza a que esteve exposto, entre outras coisas, para determinar qual é o princípio de tratamento a ser realizado. Este tratamento energético pode ser obtido através de diversas práticas terapêuticas orientais:



Acupunctura: técnica de inserir agulhas finíssimas em pontos específicos dos meridianos com o objectivo de restabelecer o fluxo natural de energia (doravante denominada tchi). A acupunctura pode ser dividida em sistémica (aquela que utiliza agulhas no corpo inteiro), auriculoacupuntura (utiliza o pavilhão auricular com agulhas, sementes, esferas e magnetos), Koryo Sooji Chim (insere agulhas nas mãos), Colorpuntura (utiliza das cores) entre outras técnicas.


Moxabustão: técnica que consiste em aquecer ou queimar os pontos, restabelecer o fluxo de tchi. Também é muito utilizada para expulsar o frio dos canais.


Ventosa: técnica que se utiliza copos que produzem o vácuo sobre uma determinada região (pressão negativa), promovendo assim que o sangue se superficialize, com isto desfaz a estagnação de sangue. Muitas vezes também utilizado para promover a sangria da região.


Massagem: através de toques, pressões e deslizamentos tem como objectivo activar o fluxo energético. Há diversos tipos de massagem (shiatsu, tui-ná, an-ma, seitai, jão tche, entre outras).


Fitoterapia: através da utilização de plantas, propicia a activação, eliminação e o fortalecimento do tchi.


Tchi Kun: técnica que se utiliza de exercícios, posturas e meditações baseados na respiração tem como objectivo, desenvolver a consciência e o aprimoramento do tchi.


Feng Shui: estudo das moradias, tem como objectivo desde escolher o local onde devemos morar, até à definição o tipo de construção.


I Ching: técnica cabalística que tende através da sabedoria dos hexagramas e sua interpretação, mostrar as opções do caminho a seguir.


Astrologia Chinesa: através das influências das energias no momento (hora), dia, mês e ano do seu nascimento. Tenta ajudar na compreensão da sua personalidade e tendências.


Um erro comum no ocidente, é acreditar que as práticas terapêuticas orientais são uma forma de tratamento das doenças. Estas práticas são uma ciência com conceitos próprios diferentes e independentes dos conceitos da medicina ocidental.

Custo


Horário
Confirmar com a nossa recepção pelos telefones 219387146 ou 969833914.


Indique-nos os seus dados para a marcação da sua consulta. Será contactado para a confirmação do seu horário pretendido.
Nome:  
Morada:  
Dia pretendido  
para a consulta:  
Telefone:  
E-mail:  


Inicio
Empresa
Contactos  
A Medicina Natural
> Abordagem
> Conselhos Naturais
> Informacoes Uteis
> Plantas
> Seja Natural na Doenca
> Equipamentos Utilizados


É utilizador do Facebook?
Partilhe com os seu amigos!


Partilhar

Visite a nossa página no facebook



 
SemQuímicos © 2006, Todos os direitos reservados Realização: Megasites
O Grupo:
  Medicina Natural Loja Online Equipamentos Automção
 
|
|
|